quinta-feira, 30 de junho de 2011

Caráter aprovado diante de Deus

Nos últimos dias uma temática voltou ao meu coração, algo que tem sido constante no meu pensamento e nas minhas falas. Talvez porque seja algo que aprendi em casa e que Deus tem confirmado pela sua palavra. Talvez porque é algo que tem observado nos homens de Deus que conheci e conheço. Algo chamado caráter aprovado.
Quando penso nisso, lembro da famosa relação de Saul e Davi. Porque Deus passou o reinado de Saul pra Davi? Sei que vão existir algumas explicações, mas enxergo aí a questão do caráter. Davi o tinha, Saul demonstrou não ter.  Mas alguém a de perguntar Davi? Aquele que adulterou e foi responsável direto pela morte de um homem? Ele mesmo.



Diz a bíblia que Saul era o homem que as pessoas gostariam de ver com Rei, diz-se que era talvez o homem mais bonito de todo o Israel, era forte, ficava bem numa armadura de guerra. Mas demonstrou grandes falhas de caráter, especialmente na passagem dos capítulos 13 e 15 do 1 livro de Samuel. Ali Saul demonstra:
 Soberbo e Incrédulo – No Capítulo 13, desobedeceu ao profeta de Deus, que havia ordenado que ele o esperasse antes do ataque. Saul não esperou a Samuel e ele mesmo ofereceu sacrifício ao Senhor, achando que ele poderia resolver sozinho
 Rebeldia – No capítulo 15, Saul desobedece às orientações do próprio Deus. O Senhor não permitia que nada fosse tomado do povo derrotado em guerra, tudo deveria ser destruído. Saul desobedece e após vencer a batalha contra os amalequitas, toma o gado do povo.
Orgulho – Ainda na passagem do capitulo 15, Saul é repreendido por Samuel, mas pede ao profeta que não o abandone na frente do povo, pede que eles ofereçam sacrifícios juntos, para manter a aparência.

Davi por sua vez, era homem de baixa estatura, um simples pastor de ovelhas, nem seu próprio pai acreditava que ele podia ser rei (1 Sm 16),mas vezes mostrou seu caráter aprovado. Saul tentou por duas vezes ferir a Davi com sua lança (18:11; 19:10). Tentou fazer com que os filisteus matassem-no na batalha (18:17, 25). Planejou capturar Davi quando esse deixasse a sua casa, executando-o em seguida (19:11-17). Mesmo assim Davi escapou de Saul, se escondeu nas florestas e cavernas (19:18ss.) e quando teve a chance de matá-lo, sem dificuldades, sem ninguém por perto, Davi por duas vezes poupou a vida de Saul (cap. 24, 26). Davi dizia: quem sou eu para tocar num ungido do Senhor. Mesmo depois de Saul morto, Davi não usurpou nem o trono de Judá, nem o de Jerusalém, esperou que o povo tomasse a decisão de o “eleger” Rei.


Quando Davi trouxe de volta a Arca da Aliança, diz a Bíblia que ele se despiu de suas vestes reais, e celebrou na presença do Senhor. Não se importando com protocolos e muito menos com sua reputação, fez o que alegrava o coração de Deus. (2 Sm 6).
Certa vez um homem o amaldiçoava, xingava, lançava-lhe pedras (2 SM 16). Davi consciente de seus pecados, não retrucou, simplesmente disse: “O senhor sabe por que ele está fazendo isso, se Ele (Deus) quiser, apagará a minha vergonha”. Numa outra vez, Davi, já rei, entrou diante de Deus no templo e disse: “quem sou eu diante do Senhor. (2 Sm 7:18)
Como pode um homem que não tem caráter, ter  outros 30 homens fiéis a ele, durante toda a vida, até a sua morte... Eram inclusive chamados de “valentes de Davi”. Que faziam o que for por ele, se necessário iam para a guerra e para a morte.

Talvez Davi não tenha sido a escolha mais fácil para exemplificar caráter. Ele cometeu pecados? Sim, mas essa é a beleza de Deus. Nós pecamos, e erramos, mas se nos arrependermos, Deus é fiel para nos perdoar e mudar nossa história. Davi por vezes errou, mas sempre teve um coração quebrantado, e se arrependia diante do Senhor. O que ficou marcado ma história de Davi não foram os seus erros, mas o seu coração misericordioso, humilde, arrependido e sincero diante de Deus, essa é a fama que ele conquistou e a imagem que o povo teve dele. A ponto de ser chamado de “homem segundo o coração de Deus”. (At 13: 22).



Se sairmos dessa história e observarmos as orientações de Paulo a Tito e a Timóteo em suas cartas, as orientações que o Paulo dá aos jovens apóstolos, as características que Paulo fala para eles conservarem, são todas referentes a caráter, não se refere a talentos, não se refere a aptidões. Nós podemos ter os melhores talentos, os melhores dons, se não tivermos caráter diante do Senhor, de nada adiantará. O homem pode ser perfeito para um determinado ministério, mas se ele não tiver caráter, esse ministério não se sustentará. Inclusive ao que se refere aos Dons do Espírito Santo (1 CO 12, 14), se não tivermos O Fruto do Espírito Santo (Gl 5) em nossas vidas, aqueles (Dons) serão vazios (1 Co 13). Não que os dons não sejam importantes, absolutamente, são de suma importância, temos que buscá-los sim, todos eles. Entretanto, termina com a passagem de 1 Pe 2: 19 a 25:

“Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário